-
Arquitetos: Leo Romano
- Ano: 2018
-
Fotografias:Edgar Cesar
-
Fabricantes: Armazém da Decoração, AutoDesk, Interpam Mais Luz Goiânia, Marcenaria, Pedras
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto de apartamento em Goiânia, finalizado em 2018.Perfil dos moradores – Casal de empresários com dois filhos, um garoto adolescente e uma menina. Pedidos principais: um local aconchegante, funcional e que os espaços pudessem estar bem integrados. Obra feita do zero.
A ideia da decoração é que ela representasse o prédio, que tem o nome de “Araguaya”, inspirado nas curvas do rio Araguaya, que corta o estado de Goiás. Por isso, é possível ver rasgos nas sancas no gesso, o próprio corte no desenho do tapete, tudo para ampliar esse sentido. E, de certo modo, foi estabelecida uma sinergia entre a arquitetura do prédio e o design do apartamento.
Neste apartamento, o escritório fez a proposta do layout e as mudanças de alvenaria, que foram feitas no sentido de deixar os ambientes mais integrados, principalmente a sala com a cozinha e o hall de entrada, então a modificação maior de planta ficou nesse espaço. A partir disso, foi criada uma esquadria entre a cozinha e as salas de jantar e estar, que permite uma grande integração. De forma geral, o desenho da marcenaria (armários e painéis) foi todo desenvolvido pelo escritório Leo Romano, de modo a tentar ocultar a abertura das portas.
O projeto possui contraste nos elementos, por isso a madeira aparece ebanizada, mais escura, para conseguir uma atmosfera mais neutra, enquanto alguns objetos apresentam cores mais fortes. A seleção dos objetos e das plantas foi todo definido por Leo Romano. Os quartos e os banheiros também seguem a mesma orientação. Quarto do filho tem um perfil mais masculino, madeira ebanizada de preto, decorado com fotografias e poucos objetos. Quarto do casal também com uma atmosfera neutra, também mais masculina. Tem uma cabeceira alta, com madeira freijó riscada, para valorizar a parede da cama.